Povo aborígene
Os aborígenes foram levados à beira da extinção pelos ingleses e hoje representam pouco mais de 1% da população australiana, ou seja, cerca de 200 mil habitantes. Quando os ingleses chegaram na Austrália, havia mais de 300 mil aborígenes, que habitavam o continente há mais de 25 mil anos. Nessa época, a Austrália era ligada à Nova Guiné, que era mais verde e menos desértica do que hoje, incluindo rios que levavam muita água que se transformaram ou acabaram desaparecendo.
Expansão aborígene na Austrália
Os povos aborígenes colonizaram a Austrália no fim do Plistocénico, vindos do sudeste asiático, e rapidamente se expandiram por todo o continente dando origem a centenas de tribos. A chegada dos primeiros seres humanos à Austrália teve consequências drásticas para a biodiversidade da ilha.
Descoberta da Austrália
Embora a colonização aborígene da Austrália date de cerca de 40.000 anos, a presença européia na região é recente. Estudos atuais sustentam a hipótese de que o continente foi visitado por navegadores portugueses e neerlandeses entre os séculos XV a XVII, o que estaria indicado na cartografia da época, nomeadamente nos chamados Mapas de Dieppe. Estes navegadores, no entanto, não tomaram iniciativas conhecidas no sentido de reclamar as terras visitadas para as respectivas Coroas.
O responsável pela descoberta oficial da Austrália é, assim, o Capitão britânico James Cook, que reclamou o vasto continente para o Reino Unido em 21 de Agosto de 1770, denominando-o Nova Gales do Sul.
Colonização da Austrália
Os primeiros colonos britânicos chegaram à Austrália em 1787 à zona de Port Jackson, actual Sydney. Os primeiros barcos trouxeram criminosos condenados a sete anos de degredo e seus guardas. Durante muitos anos a Austrália foi uma colónia penal do Reino Unido.
Os primeiros colonos britânicos chegaram à Austrália em 1787 à zona de Port Jackson, actual Sydney. Os primeiros barcos trouxeram criminosos condenados a sete anos de degredo e seus guardas. Durante muitos anos a Austrália foi uma colónia penal do Reino Unido.
site retirado: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Austr%C3%A1lia
CLIMA: a maior parte da Austrália é deserto ou zonas semi- áridas (40% da massa terrestre está coberta por dunas de areia). Mas geralmente o clima é agradável, sem temperaturas extremas. Existem duas zonas climáticas. A zona tropical, ao norte, acima do Trópico de Capricórnio, abrange aproximadamente 40% da Austrália. As áreas restantes estão na zona temperada. Entretanto, devido à extensão do território australiano, há variações. As regiões temperadas têm as quatro estações, enquanto a zona tropical tem duas (verão úmido e inverno seco). As estações climáticas da Austrália são opostas as do Hemisfério Norte e iguais as do Brasil.
Primavera: setembro - dezembro
Verão: dezembro – março
Outono: março - junho
Inverno: junho - setembro
A Austrália é um país para ser visitado em qualquer época do ano. Durante o verão faz calor em Western Austrália, Northern Territory e Queensland. Na área da Great Barrier Reef chove mais em janeiro e fevereiro. Ao norte de Queensland e parte do Northern Territory e Western Austrália.
As estradas podem ficar inundadas durante a estação de chuvas, de janeiro a março.
VEGETAÇÃO: A vegetação em geral é de savanas e florestas temperadas (eucaliptos).
RELEVO: Formada por um imenso bloco conquistado à costa, a Austrália é um pouco variada em termos de relevo e de paisagem. Dois terços do país são ocupados pelo Escudo Australiano, uma vasta planície desértica cuja monotonia só e quebrada por montanhas pouco elevadas e alguns cumes arredondados, isolados no meio das planícies. A leste deste Escudo, a Grande Bacia Artesiana estende-se entre o golfo de Carpentária e o lago Eyre. É nesta grande depressão que se encontram as reservas subterrâneas de água e a única bacia fluvial com alguma importância: o Murray-Darling.
Ocupando toda a parte oriental, da península do cabo York à Tasmânia, surge uma sucessão de modestas montanhas e planaltos, que constitui a Cordilheira Australiana. Esta prolonga-se para sueste através dos Alpes Australianos, nos quais se encontram os cumes mais altos do país, como por exemplo o Monte Kosciuszko, que tem 2228m.
site retirado: http://www.panoramainternacional.com/sage/Australia.html
Dólar australiano
O dólar australiano (código: AUD, também grafado A$, AU$, $A ou $AU) é a moeda oficial da Comunidade da Austrália, incluindo o Território Antártico Australiano, a Ilha Christmas, Ilhas Cocos (Keeling), Ilha Heard e Ilhas McDonald e Ilhas Norfolk, assim como as ilhas independentes de Quiribati e Tuvalu, no Pacífico. É algumas vezes chamado "Aussie battler"; durante um pequeno período, entre 2001 e 2002, a moeda corrente foi chamada, localmente, "Pacific Peso." É subdividida em 100 cents (symbol c).
O dólar australiano é a sexta moeda mais usada no comércio estrangeiro (além do dólar americano, do iene, do euro, da libra esterlina e do dólar canadense) dando conta de aproximadamente 4-5% das transações estrangeiras. O dólar australiano é popular com os comerciantes de moedas devido a falta de intervenção do governo no mercado estrangeiro, a estabilidade geral da economia e do governo, e considera que ele oferece benefícios de diversificação em uma pasta contendo as maiores moedas correntes do mundo (por exemplo por causa da maior exposição às economias asiáticas e o ciclo de mercadorias (commodities).
Nenhum comentário:
Postar um comentário